*
promover a apropriação e a reapropriação do patrimônio cultural, por meio das
ações de resgate da documentação de arquivos pessoais, preservação e
comunicação, tornando possível o cidadão considerá-lo como um referencial para
o exercício da cidadania;
*
Contribuir, por meio dos arquivos pessoais e familiares, para gerar um processo
de preservação do patrimônio cultural, visando o desenvolvimento humano
sustentável;
*
promover a participação dos cidadãos na elaboração e na execução dos projetos,
contribuindo para a construção do conhecimento, a partir das suas histórias de vida,
capacitando-os a formular e executar projeto próprio de vida no contexto
histórico, integrando os arquivos pessoais à sociedade, conjuntamente, a
construção de uma nova prática social;
*democratizar
o conhecimento produzido nos arquivos pessoais, nas escolas e nas instituições
parceiras;
*
registrar o conhecimento produzido através do projeto, expondo, classificando,
documentando, conservando, divulgando e promovendo sua utilização;
*
interagir com as instituições educacionais elaborando projetos com o objetivo
de utilizar o patrimônio cultural como um suporte essencial ao processo
educativo e ao desenvolvimento social;
*
potencializar os recursos educativos da comunidade, realizando o intercâmbio necessário
entre o ensino formal e o não-formal, um alimentando o outro;
*
Promover a formação de profissionais que potencializem suas instituições como
agentes de desenvolvimento regional;
*
desenvolver e aplicar tecnologias, na para de organização da informação,
observando-se as necessidades e diversidades regionais;
*
Realizar rodas de conversa com a terceira idade visando o registro da memória
dos mais antigos sobre a história da cidade.
*
Realizar um varal de lembranças em praça pública.
*
Elaborar caixas educativas para serem usadas em sala de aula por professores do
município.
*
Interagir com a comunidade disseminando os conceitos de patrimônio cultural e
pertencimento;
*
Realizar oficinas em escola pública sobre arquivos pessoais como fonte para a
história local.
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