Objetivos



* promover a apropriação e a reapropriação do patrimônio cultural, por meio das ações de resgate da documentação de arquivos pessoais, preservação e comunicação, tornando possível o cidadão considerá-lo como um referencial para o exercício da cidadania;
* Contribuir, por meio dos arquivos pessoais e familiares, para gerar um processo de preservação do patrimônio cultural, visando o desenvolvimento humano sustentável;
* promover a participação dos cidadãos na elaboração e na execução dos projetos, contribuindo para a construção do conhecimento, a partir das suas histórias de vida, capacitando-os a formular e executar projeto próprio de vida no contexto histórico, integrando os arquivos pessoais à sociedade, conjuntamente, a construção de uma nova prática social;
*democratizar o conhecimento produzido nos arquivos pessoais, nas escolas e nas instituições parceiras;
* registrar o conhecimento produzido através do projeto, expondo, classificando, documentando, conservando, divulgando e promovendo sua utilização;
* interagir com as instituições educacionais elaborando projetos com o objetivo de utilizar o patrimônio cultural como um suporte essencial ao processo educativo e ao desenvolvimento social;
* potencializar os recursos educativos da comunidade, realizando o intercâmbio necessário entre o ensino formal e o não-formal, um alimentando o outro;
* Promover a formação de profissionais que potencializem suas instituições como agentes de desenvolvimento regional;
* desenvolver e aplicar tecnologias, na para de organização da informação, observando-se as necessidades e diversidades regionais;
* Realizar rodas de conversa com a terceira idade visando o registro da memória dos mais antigos sobre a história da cidade.
* Realizar um varal de lembranças em praça pública.
* Elaborar caixas educativas para serem usadas em sala de aula por professores do município.
* Interagir com a comunidade disseminando os conceitos de patrimônio cultural e pertencimento;
* Realizar oficinas em escola pública sobre arquivos pessoais como fonte para a história local. 


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