Projeto


Ao reconhecer o potencial cultural e a importância da cidade de Baixo Guandu, para a região noroeste e para o Estado do Espírito Santo por seu pioneirismo nas formações culturais coletivas, idealizou-se a elaboração de um inventário afetivo, que visa construir conhecimentos a partir de um amplo diálogo com a comunidade que detém as referências culturais a serem inventariadas. A metodologia do inventário se fundamenta na atribuição de valores simbólicos e afetivos da comunidade e diretamente associados à historiografia local, amparando-se no trabalho colaborativo. A elaboração do inventário afetivo instigará os moradores a relembrar, com o máximo de detalhes possível, de todos seus relacionamentos significativos: quais eram os sentimentos presentes, quais foram as memórias afetivas marcantes de cada relação, barreiras, sofrimentos, alegrias, dentre outros.


O patrimônio cultural forma-se a partir de referências nas mais variada diversidade cultural que estão muito presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações. Ou seja, são referências que ligam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas. São as referências que se quer transmitir às próximas gerações. Entre os elementos que constituem a cultura de um lugar, alguns podem ser considerados patrimônio cultural. São elementos tão importantes para o grupo que adquirem o valor de um bem - um bem cultural - e é por meio deles que o grupo se vê e quer ser reconhecido pelos outros.

Nesse sentido, o objetivo principal do projeto é identificar as referências culturais que formam patrimônio cultural da cidade de Baixo Guandu na visão de seus moradores, por meio dos registros documentais iconográficos, audiovisuais, sonoros ou textuais já existentes e outros produzidos ineditamente; que serão coletados e processados durante o projeto, in loco, visando mapear, reconhecer, valorizar e preservar os bens patrimoniais e sua relações com os moradores da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário